EXPERIÊNCIAS

Minas Gerais teve sua ocupação intensificada quando no final do século XVII os bandeirantes que desbravavam as terras do Brasil colônia em busca de riquezas a serem exploradas por Portugal, encontraram ouro e outras pedras preciosas nas montanhas mineiras.

Como Minas não tem mar e os metais preciosos retirados daqui precisavam ser exportados para Lisboa com o objetivo de encher os cofres da Coroa Portuguesa, era necessário enviá-los até o litoral pra que fossem embarcados para Portugal.

Assim surgiram caminhos ligando as cidades que nasceram em Minas Gerais no rastro da mineração de metais preciosos e uma saída para o mar. Esses caminhos compõe a Estrada Real - ligando Diamantina a Vila Rica (Ouro Preto) em Minas Gerais até o porto em Paraty no Rio de Janeiro, a estrada ficou assim conhecida, porque, devido à sua importância como rota de escoamento de riquezas era protegida e vigiada pela Coroa Portuguesa - que é hoje um local que permite ter uma experiência da história do Brasil, percorrendo cidades tricentenárias entre os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e pegando ainda uma parte do Estado de São Paulo, vivenciando belezas arquitetônicas e naturais, além das tradições culturais e culinárias surgidas em cada pedacinho dos caminhos que formam a Estrada Real.

São quatro os caminhos cheios de história cortando montanhas de natureza exuberante que compõe a Estrada Real. São eles:

Morro Redondo em Ipoema.

Tiradentes com vista para Serra de São José

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres e cachoeira Três Pingos em Lavras Novas

Igreja Nossa Senhora do Ó em Sabará

Uma imersão em história, cultura e gastronomia que está bem pertinho de nós


Se não conhece ainda, entra em contato e saiba como vivenciar a Estrada Real.

Quer tirar seu passaporte para registrar suas andanças pela Estrada Real? Saiba como clicando aqui


Para viver experiências maravilhosas em Minas Gerais, entre em contato:

  •  Agenda de eventos : preencha o formulário abaixo para receber maiores informações sobre os eventos em aberto. Experiências disponíveis no momento: 
  1. Ipoema -  Saiba mais
  2. Bichinho e Tiradentes - Saiba mais
  • Quer um roteiro personalizado pelos caminhos da Estrada Real? Saiba como clicando aqui.
  • Veio visitar a Estrada Real e tem um tempinho para passear em Belo Horizonte? Que tal uma caminhada cultural para conhecer a cidade? Conheça o walk tour O Beabá de Beagá.
  • E-mail: vamosviajareviver@gmail.com
  • Whatslink